sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

SABEDORIA DE SALOMÃO (Sb-TEB)


Amem a justiça e tenham pensamentos retos sobre Deus, procurem-no com simplicidade de coração, porque Ele se deixa encontrar e se manifesta a quem acredita nele.

Os que Nele confiam compreenderão a verdade e os que são fiéis ao amor permanecerão com Ele, pois justiça e amor são para os seus eleitos.

A sabedoria de Deus deixa-se ver facilmente naqueles que a amam, antecipa-se aos que a desejam, e quem velar por sua causa estará em breve sem inquietações. Pois ela sai em busca dos que dela são dignos, aparece suavemente nos caminhos e vai ao encontro deles, em cada um de seus pensamentos.

O começo da sabedoria do Espírito Santo é o genuíno desejo de ser por ela educado. Querer ser por ela educado é amá-la, amá-la é guardar suas leis, observar suas leis é estar seguro na incorruptibilidade, e a incorruptibilidade aproxima de Deus. O desejo pela sabedoria do Senhor eleva até o reino. Porém é necessário preferi-la ao poder e, junto dela, considerar como nada as coisas visíveis. Possuí-la como luz, pois sua claridade não conhece declínio.

O que aprendemos com simplicidade, repartimos sem reservas; Não ocultamos sua riqueza. Ela é para os homens um tesouro inesgotável; Os que o exploraram conseguiram a amizade de Deus. Recomendados a Ele pelos dons que provém da educação.

Que Deus nos conceda falar com inteligência e conceber pensamentos dignos dos dons recebidos, pois é Ele quem guia a sabedoria e dirige os sábios. Em seu poder mantém a nos e nossas palavras. É Ele quem nos dá o conhecimento exato do real, dos impulsos violentos dos espíritos aos pensamentos dos homens. Toda a realidade escondida e manifesta nos são conhecidas, pois a sabedoria do Espírito Santo de Deus, criador do universo visível e invisível, nos é ensinada.

Ela é uma emanação do poder de Deus, irradiação pura da glória do Todo-Poderoso, reflexo da luz eterna, espelho da atividade do Altíssimo e imagem da sua justiça e amor.

Como ela é única, pode tudo: Permanecendo em si mesma, renova o universo e, ao longo dos tempos passa nas almas santas para formar amigos de Deus e profetas. Pois são amados de Deus, aqueles que privam da intimidade do Espírito Santo e sua sabedoria. E o mal não prevalece sobre eles.

A sabedoria do Espírito Santo se estende com força de uma extremidade do mundo à outra, e com justiça e bondade governa o universo. Sua glória eclipsa qualquer tipo de nobreza humana, pois partilha a vida de Deus e se inicia na própria sabedoria de Deus. É Ele quem dá forma as obras.

Se as coisas visíveis são desejáveis na vida, porque não considerar como mais desejável o Autor das coisas visíveis? Se a nossa inteligência é eficaz, não o é mais ainda o artífice dos seres?

Ama-se a retidão? As virtudes são os frutos de seus trabalhos, pois a sabedoria do Espírito Santo nos ensina moderação e prudência, justiça e amor. E não há nada de mais útil aos homens na vida.

Deus criou seus filhos para serem incorruptíveis e os fez a imagem daquilo que lhe é próprio. Não lhe dá prazer a perda dos vivos. Ele criou todos os seres para que subsistam em gerações salutares, Sobre os quais a dominação do hades não se exerce, pois a justiça é imortal.

Tua força é fonte de tua justiça e teu domínio sobre todos te faz usar de amor para com todos. Procedendo assim ensinas ao teu povo que os justos devem ser amigos de todos os homens, e ainda enches teus filhos de esperança ao ofereceres o arrependimento pelos pecados.Com tal preocupação pelo perdão, dá-lhes o tempo, a oportunidade e a sabedoria para renunciar ao mal.

Entretanto, sabendo que só havemos de obter a sabedoria por Dom de Deus, e reconhecer de quem depende um benefício, ainda é uma prova de discernimento, voltemos para nosso Pai celestial com todo nosso coração, e humildade, para que nos tornemos dignos de receber a sabedoria que desce do trono de tua glória, enviada para que se afadigue ao nosso lado, e venhamos a conhecer o que te agrada. E ela que sabe e compreende tudo, nos guiará a toda verdade em nossa conduta com medida. Assim nossos atos poderão ser-te agradáveis.

Qual homem poderia conhecer a vontade de Deus? Quem poderia fazer idéia das intenções do Senhor? Os pensamentos dos mortais são hesitantes, precárias são as nossas reflexões.

O corpo submetido à corrupção entorpece a alma; O invólucro de terra é um fardo para o espírito solicitado em todos os sentidos. Já temos dificuldades em representar-nos às realidades terrestres, mesmo o que está ao nosso alcance descobrimos com esforço. E as realidades celestes, quem as explorou? Quem teria conhecido a tua vontade, se tu mesmo não concedesses tua sabedoria e das alturas não enviasses teu Santo Espírito?
ORAÇÃO, ALIANÇA & SERVIDÃO (Man.1QH)

…… Eu sei, pelo entendimento que de Ti provém, que a retidão não está nas mãos humanas, que o homem não é senhor do seu caminho e não compete aos mortais dirigir seus passos.

Eu sei que a tendência de cada espírito está em Tuas mãos; Tu estabeleceste todos os seus caminhos antes mesmo de criá-los, e como pode o homem mudar Tuas leis ?

Tu apenas o tornaste justo… …para o tempo da boa vontade, para que ele pudesse obedecer à Tua Aliança e caminhar por todos os Teus caminhos, e para que Tu pudesses mostrar-Te grande a ele na multiplicidade de Tuas promessas, e ampliar sua alma estreita para a salvação eterna, para a paz perpétua e infalível.

Tu elevarás sua glória do meio da humanidade…

…Mas o que é a natureza humana para entender dessas coisas ? E como uma criatura do pó dirigiria seus passos ?

Foste Tu que plasmaste o espírito e estabeleceste sua obra desde o início; a conduta de todos os seres viventes procede de Ti.

Sei que nenhuma riqueza se iguala à Tua verdade e por isso desejei receber o conselho da Tua santidade… …Tu não aceitarás justificativas pelos atos de injustiças, nem resgates pelas obras da maldade; pois Tu és o Deus da verdade e destruirás toda a injustiça para sempre e nenhuma maldade deverá existir diante de Ti.

Por eu saber de todas estas coisas de minha língua sairá uma resposta.

Curvando-me e confessando todas as minhas transgressões, buscarei Teu Espírito e conhecimento; unindo-me ao Teu Espírito da santidade, manter-me-ei firmemente na verdade da Tua Aliança, para que eu sirva a Ti na verdade e na integridade do meu coração, e também para que eu ame o Teu Nome…

…Eu sei que o homem não é reto a não ser através de Ti, e por isso Te imploro, pelo espírito que Tu me deste, que aumentes Tua paciência para com Teu servo, perdoando-me e purificando-me pelo Teu Espírito Santo, e me aproximando de Ti pela Tua graça conforme a abundância de Tuas promessas…

… Eu sei, ó Senhor, que Tu és justo e compassivo, paciente e pleno em graça e verdade, perdoando a transgressão e o pecado.

Tu te ressentes da injustiça, mas perdoa aqueles que guardam Teus mandamentos, e que retornam a Ti com fé e com todo o coração…

… para Te servir e fazer o que é bom aos Teus olhos.

Não rejeites a face de Teu servo…

… Tu libertarás todos os que se corrigem pelos Teus julgamentos para que sirvam a Ti fielmente……
SOBRE O SERMÃO DO MONTE (Mt:5/6/7)



- Bem aventurados os que reconhecem a pobreza de sua condição espiritual e buscam a ajuda de Deus. Pois serão guiados até Ele.
- Os que choram, pois estão muito próximos do arrependimento, e poderão ser perdoados e consolados.
- Os humildes, que são como crianças dispostas a aprender e receber, pois viverão em Paz na terra.
- Os que buscam ser justos, pois conseguirão.
- Os misericordiosos, que sentem as dificuldades dos outros como sendo as suas, e que tem o coração disposto p/ receber, pois receberão.
- Os puros que buscam a Deus sem se corromper, pois O encontrarão.
- Os que buscam a Paz, pois apresentarão o Pai aos homens,através de suas condutas.
- Os que se mantém firmes nos caminhos dos ensinamentos de Deus mesmo se sentindo excluídos
e perseguidos pelos outros.
Nossos exemplos de vida espiritual, tem que ser completos e vistos claramente por aqueles que estão próximos de nós, para que Deus seja reconhecido, evidenciado e glorificado por todos. Nossa justiça tem que ser mais verdadeira que a simples propagação das mensagens de Deus para os outros; tem que ser vivida. Grandes diante de Deus, são aqueles que compreendem, praticam e ensinam as verdades sobre o seu reino.
Para Deus, Matar tem o mesmo peso da ira ou de um simples deboche, pois são atitudes que revelam nossa total falta de amor p/com o próximo.
Não podemos cultuar a Deus acompanhados de nossas injustiças (iniquidades), Ele não aceitará a nossa presença, antes é necessário repararmos os danos causados aos nossos semelhantes, e não devemos resistir nem argumentar diante do próprio erro.
Cobiçar, trair, repudiar alguém, nada mais é do que a nossa vontade atravessando e ferindo as pessoas a nossa volta, direta ou indiretamente; se o nosso corpo nos domina, melhor é que nos falte num pedaço dele; e mesmo nos sentindo mutilados acreditem, os conceitos desta vida não penetrarão na eternidade em Deus.
Não devemos jurar, prometer, nem mentir para Deus nem para os homens, pois é certo que não temos o poder de dominar nossa vida nem prolongá-la; seja o sim, sim e o não, não; o que disso passar nos afasta de Deus, que é quem determina o rumo de nossas vidas.
Se a injustiça e a maldade estão muito próximos, devemos dar o 1º passo em direção a inverter este contexto ao qual estamos inseridos; não façamos aos outros o que eles fazem conosco. Não podemos ser coniventes com estes sentimentos, revidando estes atos. Devemos procurar em nossas conversas (orações) com Deus, compreender as limitações dos outros e mudar nossas atitudes para com eles, pois nós também somos limitados em nossos erros, e todos estamos sujeitos a dias de sol e dias de chuva.
Temos a obrigação de compreender e seguir perfeitamente as verdades de Deus e suas leis, pois Ele foi perfeito ao criá-las para nós que somos seus filhos.
Não podemos moldar os padrões de justiça e obra espiritual, aos padrões de aceitação dos homens, para sermos vistos e aceitos por eles. O verdadeiro amor ao próximo, procura sentir e entender o que ele sente p/poder ajudá-lo; e devemos manter a privacidade desta atitude, como algo que só diga respeito a Deus, ao próximo e a nós.
Somente devemos nos dirigir a Deus em conversas particulares (orações), e com a finalidade de busca do conhecimento sobre seu reino, sua vontade, suas alianças, sobre o perdão e também p/nos reconhecermos em nossas limitações, erros, tentações (vontades) etc… Deus tem o poder para nos fazer reconhecer a nós mesmos e nossos erros, e nos fazer entender a base e a finalidade do perdão em nossas vidas.
O amor a Deus ( orações, jejuns etc…) assim como o amor ao próximo ( obras, esmolas, etc…) para ser verdadeiro diante de Deus, tem de ser entendido e exercido em nosso mais secreto interior.
Nossos sentimentos são de nossa inteira responsabilidade, são reflexos de nossos olhos, nossa visão da vida. Vemos aquilo que queremos ver, e somos aquilo que queremos ser.
Neste mundo de ilusão, devemos depositar as esperanças de nossos corações nos verdadeiros tesouros oferecidos por Deus, para encontrarmos a Paz e a sua proteção. Devemos em 1º lugar compreender a vontade de Deus e sermos justos como Ele deseja, aí sim todo o resto nos será acrescentado. Nas preocupações pela vida, já basta a cada dia o seu próprio mal, não devemos aumentar esta cota de injustiças e interesses particulares que atropelam, ferem os outros e nos afastam de nosso criador.
Como podemos observar, medir e julgar os erros dos outros, e condená-los ao afastamento de nossas vidas e relacionamentos, se somos todos somos devedores do erro e também não gostamos de nos sentir medidos, julgados e excluídos?
Como nos achamos capazes de ajudar o próximo com seus erros se não admitimos a possibilidade de recebermos ajuda para os nossos?
Está difícil por em prática tudo o que foi anunciado?
Peça, busque, bata e Deus nosso Pai abrirá a porta para que entre e receba as coisas boas de seu reino. Apenas temos que compreender que aos olhos de nosso Pai, somos todos absolutamente iguais e em tudo devemos tratar os outros, como gostaríamos de ser tratados. Deus, nos abre esta porta estreita, e nos conduz por caminhos nem tão apertados assim, se aceitarmos um regime de caráter espiritual, para eliminar o peso de nossos erros. Pena que são poucos os que pedem, buscam, batem e entram.
Para nos orientar nesta busca e caminhada nosso Pai nos dispõe os seus servos, os profetas, que anunciam o seu reino e sua verdade, e nos dá a capacidade de reconhecê-los através de seus frutos; porém nos recomenda especial atenção aos diversos profetas e seus mais variados frutos (que satisfazem os mais variados paladares), sobre isso J.C. foi enfático ao dizer que nem todo aquele que me diz “senhor”, poderá se aproximar de Deus; os frutos que não alimentam, e fenômenos como a manifestações de demônios, milagres e profecias que vão além da verdade autorizada, definitivamente não nos recomendam à Deus, pois não aperfeiçoam nossa consciência, os nossos sentimentos, e não conseguem camuflar a iniquidade (injustiça), que segundo J.C. vai se manter definitivamente afastada de Deus.
Mais vale a prudência e a sensatez de alicerçarmos nosso coração e espírito, com a ajuda do Espírito Santo, sobre a verdade de Deus imutável e inabalável como uma rocha, para não sofrermos eternas perdas e decepções; pois só se aproximará de Deus aquele que cumprir a sua vontade!
E eu… continuo me maravilhando com a autoridade dos ensinamentos de J.C.
ORAÇÃO - A ÚLTIMA DE J.C. (Jo:17)



Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Esta é a vida eterna: Que absorvam o conhecimento que vem de Ti, o único Deus verdadeiro…

…Eu te glorifiquei, completando a obra que me deste para fazer…. …Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste… …e eles tem obedecido a tua palavra… …Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste….

…Pai santo, protege-os em teu nome…para que sejam um, assim como somos um… …eles não são do mundo como eu também não sou. Não rogo que os tire do mundo, mas que os proteja da maldade… …Santifica-os na verdade… …Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade… …para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste… …Que eles sejam levados à plena unidade…

…Pai justo, embora o mundo não te conheça… …Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles e eu neles esteja”.

Na essência desta última oração sinto a importância da eternidade e o valor do reconhecimento da existência de Deus (pela aceitação de Sua verdade), que foi revelado ao mundo através da obra (ensinamentos) de J.C.

E como frutos da aceitação (santificação) desta Verdade: o Amor e a unidade plena entre os homens (como exemplo para que o mundo creia), e a proteção direta de DEUS contra a maldade!

E a certeza de que J.C. veio dar ao mundo o conhecimento verdadeiro sobre Deus, e continuará a fazê-lo com a finalidade de recebermos o amor de Deus como um Dom para continuarmos Sua obra!

NOVA ALIANÇA - BATISMO E CONSCIÊNCIA (Hb:9 / Jo:3)

Na carta aos Hebreus, o cap. 9 nos confirma que a 1ªaliança tinha como base, regras de adoração(em tabernáculos terrenos) que sustentavam rituais e prescrições cerimoniais, mas que no tocante a consciência eram incapazes de aperfeiçoar aqueles que estavam prestando culto(J.C. nos mostrou isso em diversas situações). Essas ordenanças ou rituais humanos, foram impostos (ou autorizados por Deus),até o tempo da reforma, nova ordem ou nova aliança, que teve seu inicio no sacrifício de J.C.

A base da nova aliança, diferentemente da 1ª, é a atuação direta na real purificação de nossas consciências em relação a vontade de Deus, e ela nos é confirmada através da doação do Esp. Santo, cuja proposta é nos guiar através dos caminhos da verdade. Creio que esta aproximação de Deus com seus filhos através da doação de seu Santo Espírito, veio abolir definitivamente os rituais humanos e seus esforços(exigidos na 1ª aliança) para se alcançar o “Reino (real conhecimento) de Deus”. O espírito, a consciência e as intenções, são o verdadeiro foco de atuação da nova aliança!

A partir do sacrifício, a doação do Esp. Santo de Deus (batismo de J.C. ou batismo do Esp. Santo), passa a ser o veículo para um real renascimento e conscientização do indivíduo. Encontramos no ev. de João 3:1-15, uma explicação detalhada sobre esse “renascimento”, numa conversa entre J.C. e Nicodemus (fariseu, autoridade entre os judeus) onde J.C. faz uma distinção (separação) entre os nascidos da água e os renascidos do Espírito (c/letra maiúscula indicando o Espírito de Deus); Os nascidos da água são identificados ou relacionados com os da carne (humanamente falando) e os renascidos no espírito identificados ou relacionados ao Espírito Santo de Deus (espiritualmente falando), e como se sentem após o renascimento (nascer de cima segundo algumas versões).Mas parece que Nicodemus não entendeu !

O batismo espiritual em J.C. tem como ponto de partida, o renascimento “de cima”, a real consciência do homem reconhece a vontade de Deus, que nos mostra um caminho (que devemos trilhar) de retorno à origem de nossa criação, quando fomos criados a “imagem e semelhança” espiritual de Deus, ou seja, com todos os “genes espirituais” que nos capacitam a ser pessoas melhores e a AMAR naturalmente, sem esforço e sem limites! Ele marca o renascimento espiritual do indivíduo, e uma proximidade maior de Deus c/ seus filhos, mas não garante nossa permanência nessa consciência. Aí entra em cena o respeito de Deus pelas nossas escolhas, ou seja, os caminhos que vamos trilhar na eterna luta entre o espírito e a natureza humana (carne). Cabe a nós, e podemos contar sempre com a ajuda do Espírito Santo de Deus, reconhecer estes caminhos e através de nossas opções, nos fortalecermos na nova aliança que nos foi proposta por Deus, através do sacrifício expiatório de Jesus o messias.

“…Eu me entreguei à morte por aqueles que pecaram, para que voltem à verdade e não tornem a pecar, e para que sejam herdeiros da glória espiritual e incorruptível que está no céu”.

O ESPIRITO DA VERDADE



Imagem de Destaque
Espírito Santo: Deus em movimento
Você se considera um amigo do Espírito Santo?

Ano de 1989, estava eu com apenas dez anos de idade, prestando atenção na professora de Ciências, que explicava à classe o que era o vento. Dizia ela:

– "Vocês conseguem ver o vento?"

– "Não". – Respondia a classe.

– "Vocês conseguem pegá-lo?"

– "Não." – Tornavam a responder os alunos.

– "Vocês conseguem sentir o vento?"

– "Sim". – Afirmavam eles.

– "E o que é o vento?" – Perguntou a professora.

Os alunos, então, ficaram em silêncio, porque não sabiam dar uma resposta diante do mistério escondido naquela pergunta. A professora, com um leve sorriso, diante daquele silêncio, respondeu:

– "O vento é o ar em movimento."

Jesus disse a Nicodemos: “O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde vai...” (Jo 3,8).

O vento é um agente da natureza misterioso. Não podemos prendê-lo, tampouco podemos definir o seu curso e a sua ação, e ao mesmo tempo em que sopra forte, destruindo o que não está firme, também surge como uma brisa suave, que refresca e traz serenidade. Assim é o Espírito Santo de Deus, o Qual sempre foi simbolizado pelos antigos, como vento, (Hebraico: rúah = hálito de Deus, sopro, respiração; Grego: pneuma = soprar, respirar, espírito aéreo; vento).