sexta-feira, 4 de janeiro de 2008


NOVA ALIANÇA - BATISMO E CONSCIÊNCIA (Hb:9 / Jo:3)

Na carta aos Hebreus, o cap. 9 nos confirma que a 1ªaliança tinha como base, regras de adoração(em tabernáculos terrenos) que sustentavam rituais e prescrições cerimoniais, mas que no tocante a consciência eram incapazes de aperfeiçoar aqueles que estavam prestando culto(J.C. nos mostrou isso em diversas situações). Essas ordenanças ou rituais humanos, foram impostos (ou autorizados por Deus),até o tempo da reforma, nova ordem ou nova aliança, que teve seu inicio no sacrifício de J.C.

A base da nova aliança, diferentemente da 1ª, é a atuação direta na real purificação de nossas consciências em relação a vontade de Deus, e ela nos é confirmada através da doação do Esp. Santo, cuja proposta é nos guiar através dos caminhos da verdade. Creio que esta aproximação de Deus com seus filhos através da doação de seu Santo Espírito, veio abolir definitivamente os rituais humanos e seus esforços(exigidos na 1ª aliança) para se alcançar o “Reino (real conhecimento) de Deus”. O espírito, a consciência e as intenções, são o verdadeiro foco de atuação da nova aliança!

A partir do sacrifício, a doação do Esp. Santo de Deus (batismo de J.C. ou batismo do Esp. Santo), passa a ser o veículo para um real renascimento e conscientização do indivíduo. Encontramos no ev. de João 3:1-15, uma explicação detalhada sobre esse “renascimento”, numa conversa entre J.C. e Nicodemus (fariseu, autoridade entre os judeus) onde J.C. faz uma distinção (separação) entre os nascidos da água e os renascidos do Espírito (c/letra maiúscula indicando o Espírito de Deus); Os nascidos da água são identificados ou relacionados com os da carne (humanamente falando) e os renascidos no espírito identificados ou relacionados ao Espírito Santo de Deus (espiritualmente falando), e como se sentem após o renascimento (nascer de cima segundo algumas versões).Mas parece que Nicodemus não entendeu !

O batismo espiritual em J.C. tem como ponto de partida, o renascimento “de cima”, a real consciência do homem reconhece a vontade de Deus, que nos mostra um caminho (que devemos trilhar) de retorno à origem de nossa criação, quando fomos criados a “imagem e semelhança” espiritual de Deus, ou seja, com todos os “genes espirituais” que nos capacitam a ser pessoas melhores e a AMAR naturalmente, sem esforço e sem limites! Ele marca o renascimento espiritual do indivíduo, e uma proximidade maior de Deus c/ seus filhos, mas não garante nossa permanência nessa consciência. Aí entra em cena o respeito de Deus pelas nossas escolhas, ou seja, os caminhos que vamos trilhar na eterna luta entre o espírito e a natureza humana (carne). Cabe a nós, e podemos contar sempre com a ajuda do Espírito Santo de Deus, reconhecer estes caminhos e através de nossas opções, nos fortalecermos na nova aliança que nos foi proposta por Deus, através do sacrifício expiatório de Jesus o messias.

“…Eu me entreguei à morte por aqueles que pecaram, para que voltem à verdade e não tornem a pecar, e para que sejam herdeiros da glória espiritual e incorruptível que está no céu”.

Nenhum comentário: